Painel do associado

Cód. Associado
RG ou CNPJ
 
Memorial Cesma

Em 1978, em pleno regime militar, as liberdades individuais estavam cerceadas e reuniões de caráter amplo eram proibidas, tanto na universidade como na comunidade em geral. Enquanto o milagre econômico permitia uma maior abundância para alguns, não diminuía os custos com a educação, assim como não possibilitava o acesso a outras atividades culturais além daquelas autorizadas pelo regime.

Nesse contexto, surgiu a CESMA, fruto das idéias de um grupo de estudantes que não mediu esforços para constituí-la. Coragem e criatividade foram necessárias para driblar os órgãos de censura e realizar a primeira assembléia geral de estudantes no Campus da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, contando com a presença de vários professores simpatizantes. Depois desta, outras vieram, até que no dia 16 de junho de 1978, já com o Estatuto Social elaborado, 212 pessoas, reunidas em Assembléia Geral fundaram oficialmente a CESMA. A cooperativa foi criada com dois objetivos iniciais: a defesa econômica e a defesa cultural de seus associados. Contava, de início, com apenas dois títulos (Manual de Entomologia e o Manual de Fitopatologia), tendo sua sede no Diretório Acadêmico do Centro de Ciências Rurais - DACCR.

Logo, começou a fornecer outros títulos diferentes e assim, gradativamente, foi crescendo. Não havendo funcionários, os componentes do Conselho de Administração e Fiscal eram responsáveis pelo seu funcionamento. Após um ano de fundação, a CESMA conseguiu da Reitoria da UFSM a liberação de uma pequena sala na rua Astrogildo de Azevedo 68, espaço que possibilitou sua solidificação e crescimento no mercado.

Hoje, possui sua sede própria, o CENTRO CULTURAL CESMA, situado na rua Professor Braga, 55, centro de Santa Maria, com aproximadamente 2.600 m2 distribuídos em espaço para livros, filmes, papelaria, material escolar, exposições de arte, café, auditório com 200 lugares. Conta com aproximadamente 50 mil títulos ativos e mais de 40 mil sócios cooperados e possibilita o acesso aos livros mais baratos do país (prática única de repasse de pelo menos 20% de desconto sobre o preço de catálogo



             
Notícias

15/02/2018 - Exposição Individual de Milena Duarte "Naturezas-mortas (re)compostas" inicio 20/02
02/02/2018 - CICLO DE CINEMA MES DE FEVEREIRO NO CINECLUBE LANTERNINHA AURÉLIO.
27/01/2018 - LANÇAMENTO DIA 2 DE FEVEREIRO ULISSES UM ESTUDO
18/12/2017 - LANÇAMENTO 23/12: A ARTE DA EDUCAÇÃO - RONALDO MOTA
07/12/2017 - Lançamento de Livro na Cesma
 
Notícias Anteriores
Acervo de Livros

Maio De 68 Explicado A Nicolas Sarkozy
+ Detalhes
Acervo de Filmes

16 Festival De Girona
+ Detalhes
Acervo Infantil

Galinho Chicken Little O - Ja Sei Ler
+ Detalhes
Papelaria

Pasta Regist A Z Of Vmp Marmorizada 70mm
+ Detalhes